quinta-feira, julho 16, 2009

Saindo do Armário e Indo Para Casa



Saindo do Armário e Indo Para Casa
– Abrindo Espaço Para A Espiritualidade Gay


Reverendo Ken Burr, Terapeuta em Família e Casamento









DEFININDO ESPIRITUALIDADE

Os três ‘Cs’ da Espiritualidade
- Conexão
- Compaixão
- Contribuição (serviço)

EXPLORANDO NOSSAS DIFERENÇAS CULTURAIS

Tome um momento para refletir no que tem lhe ajudado ou impedido você de aceitar a si mesmo como um ser humano emocional, mental, espiritual e sexual.

OPRESSÃO AOS HOMOSSEXUAIS

- 1887 – 1ª vez que homossexualidade é considerada patologia
- 1940’s Hitler extermina homossexuais
- 1943-53 – Mc Carthy caça homossexuais
- 1948 – O Relatório Kinsey Sobre Sexualidade Humana e conclui que homossexuais não são pervertidos
- 1950-1960’s – 1000 pessoas são presas a cada ano em Washington DC por praticarem atos pervertidos, referindo-se a casais do mesmo sexo caminhando de mãos dadas
- 1962 – Illinois é o primeiro estado americano mudar a lei que considerava crime atos homossexuais entre adultos
- 1969 – Stonewall – Confronto na cidade de Nova York. 1ª vez em que gays reagem abertamente em nome do ‘gay power’

ESTEREÓTIPOS:

1. Gays não tem espiritualidade
2. Eu não sou gay (ou ter sexualidade)
3. Eu não sou amado ou aceito como sou
4. Eu não sou completo

Testemunhos:

Pelo fato de estar lutando para não ser gay eu não tinha energia para mais nada em minha vida.
Enquanto eu crescia, aprendi que eu não podia ser gay porque essa era a pior coisa que alguém poderia ser. Por isso, quando saí do armário, rejeitei espiritualidade como se isso não se aplicasse mais a mim. Assim eu estava me auto-destruindo por vinte anos.

A MELHOR AJUDA

1. Encontrar um lugar para suporte e ajuda
2. Auto-aceitação

COMPREENDENDO O DESENVOLVIMENTO

- O desenvolvimento é físico, emocional, mental, sexual e espiritual. Em outras palavras somos criaturas complexas.

SEIS ESTÁGIOS DE DESENVOLVIMENTO SEGUNDO VIRGÍNIA CASS

1. Confusão - 8-10 anos de idade
2. Comparação – 12 em diante
3. Tolerância – 16 em diante
4. Aceitação – 17 - 19
5. Orgulho – 20 em diante
6. Síntese – 30 em diante

EXEMPLO DE SÍNTESE DE IDENTIDADE
IDADE............................. ESPIRITUALIDADE.......................... SEXUALIDADE
4-7 .......................................... Intuitiva
7-11 .......................................Literalismo................................ Confusão de Identidade
12 em diante....................... Conformidade........................ Insegurança quanto a expectativas
16 em diante....................... Fé Individual................................ Provavelmente sou gay
17 em diante...................... Fé em Conflito.................... Aceitação da própria homossexualidade
20-30............................................................................................ Raiva da Sociedade
30-40.............................. Paradoxos na fé ......................Vê menos separação homo/heterossexual
40-50................ Paz com Deus e com os outros................................ Integração

EXERCÍCIO:

Unir-se em grupos de dois e escolher alguém para falar e alguém para ouvir. A pergunta é “Em que momento em sua vida você encontrou a voz da verdade no seu coração?”. A segunda pessoa reage dizendo “Me diga mais o que isso significa para você”.

INDO PARA CASA ESPIRITUALMENTE


- Quando uma pessoa homossexual confere um fundamento espiritual à própria sexualidade a experiência se torna algo maior que o próprio ser e integridade vem à tona.
- A cura começa ao abraçar o mistério de si mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário